A palavra Fotografia vem do grego φως [fós] ("luz"), e γραφις [grafis] ("estilo", "pincel") ou γραφη grafê, e significa "desenhar com luz e contraste"

terça-feira, 26 de outubro de 2010

morro de são paulo - BA -2

A construção do Forte se iniciou em 1630 sob as ordens do então Governador Geral Diogo Luiz de Oliveira, para proteger a entrada de esquadras inimigas na chamada "barra falsa da Baía de Todos os Santos" entrada estratégica para o Canal de Itaparica até o Forte de Santo Antônio (atual Farol da Barra) - e também proteger o Canal de Tinharé, essencial no escoamento da produção dos principais centros da colônia (Boipeba, Cairu, Camamu e Itacaré) para o abastecimento da capital, Salvador.

Em 1728 D. Vasco Fernandes Cesar de Menezes, o Conde de Sabugosa, iniciou as obras de ampliação do Forte Velho. A construção foi concluída em 1730, acrescentando o Forte da Ponta e a cortina de muralhas ao conjunto defensivo. A vitória lusitana sobre a esquadra do Almirante francês Villegaignon foi um dos episódios mais marcantes da história do Forte e da história colonial do Brasil.

Nenhum comentário: